Você já deve ter ouvido falar, ou até mesmo já viveu essa situação: caso você tenha seu smartphone perdido, roubado ou furtado, basta informar à operadora o número do IMEI para que o aparelho seja bloqueado em poucas horas. Isso faz com que o aparelho se torne inutilizável e deixe de ter valor entre os bandidos. No entanto, os criminosos se aproveitam cada vez mais da tecnologia e podem usar os serviços de desbloqueio de IMEI.

Mas o que é IMEI e de que forma esse mercado age? Para você entender o impacto direto do mercado ilegal de produtos roubados, o Violência Social preparou um post completo:

> O mercado da violência: assaltos, furtos e receptação;

> Desbloqueio de IMEI é a nova estratégia entre os criminosos para lucrar com a violência;

> Saiba como bloquear seu celular em casos de roubos, furtos ou perdas. Entenda também como denunciar mercado clandestino.

desbloqueio de imei

 

Assaltos, furtos e receptação

A situação se repete com uma frequência alarmante: quase diariamente pessoas por todo o país são assassinadas por motivos fúteis, como a tentativa de roubo de um celular. Furtos com esse mesmo objetivo são ainda mais difíceis de contabilizar, já que nem todas as vítimas registram boletim de ocorrência.

Para a polícia e especialistas em segurança, isso acontece pela facilidade de venda do aparelho, que tem fácil entrada no comércio ilegal.

Quem busca ter vantagem própria ou procura preços mais baixos pode se deparar com uma variedade de produtos sem saber a origem ou a garantia de uma nota fiscal.

Isso é a chamada “receptação”, que acontece como um ciclo vicioso de crimes: bandidos efetuam assaltos e furtos, têm facilidade para vendê-los no mercado ilegal porque encontram compradores e, consequentemente, continuam fazendo novas vítimas.

 

Nova modalidade entre criminosos: desbloqueio de IMEI

Você sabe o que é IMEI? Mais do que uma simples especificação técnica ou um conjunto de números do celular, IMEI é a sigla para Identificação Internacional de Equipamento Móvel. De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o IMEI é um código numérico único e global que identifica celulares internacionalmente. Esse registro é equivalente ao número de chassis de um carro, por exemplo, e não se repetem.

Assim que você é roubado ou percebe que foi furtado, ou até mesmo que perdeu o celular, pode ligar diretamente para a operadora e pedir o bloqueio do aparelho por meio do IMEI. Dessa forma, o celular passa a ser somente um aparelho impossibilitado de ser usado.

Os criminosos já perceberam esse comportamento das vítimas e, agora, usam novas estratégias. Não é de hoje que os bandidos se aproveitam da tecnologia para seus crimes, e podem contar com programas e especialistas em desbloqueio de IMEI.

No mercado clandestino é possível encontrar com certa facilidade serviços ilegais para desbloqueio de IMEI. Dessa forma, os aparelhos roubados são reativados com preços que variam entre R$ 100 e R$ 200.

 

Como bloquear um celular perdido ou roubado?

desbloqueio de imei

Se você perdeu seu celular, foi furtado, ou roubado, você pode bloquear o aparelho para que ninguém mais consiga utilizá-lo. Saiba como:

> O primeiro passo é saber o IMEI do seu celular: basta digitar *#06# e o código aparece na tela, anote e guarde caso seja preciso em situações como essa;

> Em caso de perda ou roubo, contate a operadora e peça o bloqueio por IMEI, informando o código. O celular ficará indisponível para uso em pouco tempo.

Os serviços de desbloqueio de IMEI são ilegais e você pode denunciá-los diretamente na delegacia mais próxima ou por meio de uma ligação anônima para o Disque Denúncia, pelo número 181.

Sobre o projeto
Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência instaurada no País, o que resta ao cidadão? A proposta do portal "Violência Social" é contribuir com respostas, ser um canal de conteúdo estratégico onde a população terá informações sobre como lidar com a violência e se defender, além de conhecer melhor os seus direitos.