Quais são seus passeios favoritos em família? Já pensou em estar próximo à natureza e fazer a adrenalina subir em um turismo de aventura? O que tem tudo para ser uma experiência especial, inesquecível e divertida pode se transformar em um pesadelo em meio a possíveis perigos.

Trilhas, mergulho, rapel, caminhadas para explorar áreas verdes, passeios em cavernas. Seja qual for a sua preferência na hora de escolher a opção de turismo de aventura, é fundamental saber os riscos de cada atividade, como se prevenir e proteger toda a família em determinadas situações.

Isso porque em muitos casos você não consegue usar aparelhos como o GPS ou smartphone, tanto pela falta de sinal ou pelo tipo de atividade. Em outros, são necessários mais esforços físicos, e há ainda os passeios que necessitam de cuidados específicos, como roupas especiais, equipamentos de proteção etc.

turismo de aventura

> Conheça o caso da família que se perdeu em uma cachoeira após ser atacada por abelhas;

> Saiba quais são as medidas preventivas para garantir sua segurança em um turismo de aventura.

 

Família é atacada por abelhas e se perde em mata

Uma família de cinco pessoas, incluindo uma criança de 11 anos, foram atacadas por abelhas e se perderam na Cachoeira dos Macacos em Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo.

Depois de fugir do ataque dos insetos, a família se perdeu na mata. Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas e, com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar de Ribeirão Preto, realizaram buscas pela região. Eles foram localizados e resgatados cerca de duas horas depois.

De acordo com os bombeiros, uma das mulheres chegou a ter arritmia cardíaca devido ao susto, e a criança foi medicada com antialérgicos. Segundo o hospital, todos passam bem apesar do susto e da dificuldade do resgate no acesso à trilha.

 

Turismo de aventura: que cuidados você deve tomar?

turismo de aventura

Ver e mergulhar em uma cachoeira pode ser especial, mas preste atenção à profundidade e à presença de pedras

Possíveis riscos ou casos que aconteceram com outras famílias não devem ser motivo para você desistir do turismo de aventura. Com orientação profissional adequada, medidas de segurança e tudo para garantir a sua proteção e de toda a família, o passeio será livre de perigos e inesquecível.

Saiba como se prevenir para aproveitar sua aventura da melhor forma possível:

  1. Procure sempre guias e pessoas credenciadas que possam auxiliar e indicar a melhor forma de fazer o passeio e os horários ideais, principalmente no caso de trilhas e cachoeiras;
  2. Use roupas e calçados apropriados para o turismo de aventura, que proporcionem conforto, segura e não limitem os movimentos;
  3. Não esqueça equipamentos como mapas, GPS, pequenas mochilas para carregar suprimentos e água, além de acessórios como óculos de sol, boné, protetor solar,  repelente, lanternas e pilhas reservas;
  4. No caso de cachoeiras, verifique se há pedras e qual a profundidade do local;
  5. Respeite suas limitações, medos e doenças que podem não combinar com determinados tipos de atividades ao ar livre;
  6. Cuide da natureza e a respeite sempre. No turismo de aventura, deixe o ego de lado e tome cuidado com o excesso de coragem. Como se trata de um passeio que depende unicamente do ambiente externo e dos recursos naturais, você pode estar sujeito ao imprevisível e às adversidades.
turismo de aventura

Ao participar de um turismo de aventura, não esqueça de levar itens essenciais em uma mochila e use roupas confortáveis

Sobre o projeto
Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência instaurada no País, o que resta ao cidadão? A proposta do portal "Violência Social" é contribuir com respostas, ser um canal de conteúdo estratégico onde a população terá informações sobre como lidar com a violência e se defender, além de conhecer melhor os seus direitos.